+ O Método

+ sobre o Método

Inteligência Cognitiva®

Baseado nos comprovados princípios de Jean Piaget sobre a Aprendizagem e nos meus +de 20 anos de atuação como educadora, coach, mentora e palestrante,  desenvolvi este Método eficaz que busca solucionar suas dificuldades de qualquer área da sua vida, em apenas 10 passos.

 

Com o Método Inteligência Cognitiva®, potencializaremos a sua capacidade cognitiva e estimularemos a sua inteligência emocional, para que você utilize suas habilidades na área que você tanto precisa de uma solução.

 

São 10 passos, cuidadosamente elaborados, para te conduzir ao seu objetivo, partindo do seu "estado atual" até o seu estado desejado. 

 

Assista o vídeo e confira todas as informações aqui abaixo nesta página!

+ entenda as

ETAPAS DO METÓDO

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ter uma abordagem cognitivo-comportamental para a mudança nas orientações do trabalho realizado. Os esquemas cognitivos referem-se às estruturas mentais capazes de assimilar, reconhecer, interpretar e classificar os dados do ambiente. Trata-se aqui dos conhecimentos já adquiridos pela pessoa ao longo da sua existência.

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

As estratégias de aprendizagem são técnicas fundamentais para acelerar o processo de ensino e aprendizagem. O uso de procedimentos lógico-didáticos diversificados estimula o desenvolvimento geral da pessoa, em especial, na área cognitiva-emocional.

SELEÇÃO DO TEMA

A temática do conteúdo é selecionada dentro de um objetivo geral, que inclui o panorama de expansão da consciência para seu melhor entendimento.

AUTOCOACHING

> Gerador de Questão

O objetivo principal é introduzir o processo de “Autocoaching”, utilizando uma metodologia de autoquestionamento para ajudar você a refletir sobre suas dificuldades e buscar caminhos para suas próprias soluções.

CONCEITOS-BASE

> Gerador de Adequação

Utiliza-se de bases conceituais alinhadas de desenvolvimento pessoal, proporcionando uma comunicação clara e equilibrada, para que se atinja um patamar de entendimento adequado e pleno, que esteja de acordo com os propósitos do trabalho.

TEXTO & CONTEXTO

> Gerador de Expansão

Procura-se situar a pessoa dentro de um contexto mais amplo, considerando o que ela deve saber sem pré-conceitos ou conceitos do senso comum que possam interferir desqualificando o tema que será trabalhado e limitando sua aprendizagem a um ponto de vista já concebido.

DIRETO AO PONTO

> Gerador de Tensão

Indica-se os pontos de dificuldade diante do contexto trabalhado e apresenta-se quais são os conflitos/problemas/desafios que envolvem este tema.

RECALCULANDO A ROTA

> Indicador de soluções (pistas)

Indica-se novos pontos de vista sobre as dificuldades apontadas que podem ser traduzidos através de pistas de: soluções para as situações-problema, usando de recursos dinâmicos e estratégicos, como: orientações, dicas práticas, recomendações, técnicas de Reprogramação Mental, Coaching e Counseling.

EXERCÍCIOS PRÁTICOS

> Indicador de Fixação

Indica-se de uma ou mais atividades que podem ser utilizadas de modo prático para dissolver o problema na sua forma mais densa e intensa. Propõe-se sugestões de exercícios práticos e educativos para que sejam dados os primeiros passos nesse processo de resolução das situações-problema.

MORAL DA HISTÓRIA

> Indicador de aprendizado

Transmite-se uma mensagem ou uma lição extraída partir do cenário contextualizado sobre o tema, tendo um papel adicional de também ser uma ideia-síntese do que foi apresentado.

MEDITAÇÃO DIRIGIDA

> Indicador de reflexão

Auxiliar no processo de desenvolvimento da aprendizagem do seu cérebro por meio da abordagem neurolinguísticas. Empregando técnicas de visualização e reforçando a “linguagem do cérebro”. Também utilizamos o poder da música e suas frequências para facilitar o processo meditativo, fortalecendo a aprendizagem.

O uso da meditação propicia uma mentalidade mais positiva e construtiva, fortalecendo a conexão emocional consigo mesmo.

DESTAQUE-SE

> Indicador de mudanças

Fortalecer o processo de construção dos conceitos fundamentais, através da seleção dos conteúdos aprendidos no trabalho realizado. 

Visa-se a análise de quais foram os principais ‘Destaques do Conteúdo’ no processo de aprendizagem do indivíduo. 

Verifica-se o quanto esses ‘destaques’ podem impactar o comportamento, resultando em ações e posturas mais equilibradas e saudáveis no seu cotidiano.

Tem seu objetivo baseado na verificação de alteração de comportamento, para maior bem estar emocional e desenvolvimento pessoal satisfatório e motivador.

“Baseado nos princípios de Jean Piaget e nos meus mais de 20 anos de atuação como educadora, desenvolvi o Método Inteligência Cognitiva®, um método eficaz, objetivo e prático que, em apenas 10 passos, ajuda a solucionar desafios em diversas áreas da sua vida". Elaine Binotto